top of page

Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE


Ei pessoal, sabem o que significa SAE?


Se ainda não sabe vamos lá, vou te ajudar...


A Sistematização da Assistência de Enfermagem organiza o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos, tornando possível a operacionalização e aplicação do processo de Enfermagem.


Cabe ao Enfermeiro de acordo com a RESOLUÇÃO COFEN-358/2009, a liderança na execução e avaliação do Processo de Enfermagem, de modo a alcançar os resultados de enfermagem esperados, cabendo-lhe, privativamente, o diagnóstico de enfermagem, bem como a prescrição das ações ou intervenções de enfermagem a serem realizadas.


Complementando, a Lei 7.498/86 acrescenta que a Consulta de Enfermagem é privativa do enfermeiro, ela envolve Anamnese + Exame físico.

Você pode me perguntar, mas Rafaella, Anamnese o técnico também não pode fazer??

Sim, Anamnese o técnico pode fazer, porém, quando se fala da Consulta de enfermagem temos um + exatamente para dizer que engloba as duas etapas, anamnese onde você colhe dados + a realização do Exame físico, que somente o enfermeiro faz, pois exige conhecimento teórico e científico.


Ao Técnico de Enfermagem e o Auxiliar de Enfermagem participam da execução do Processo de Enfermagem, naquilo que lhes couber, sob a supervisão e orientação do Enfermeiro.


O Processo organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes:

Vamos ver agora, o que consiste cada etapa


I- Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) – processo deliberado, sistemático e contínuo, realizado com o auxílio de métodos e técnicas variadas, que tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana, e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e doença.

 

II – Diagnóstico de Enfermagem – processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados.


 

III – Planejamento de Enfermagem – determinação dos resultados que se espera alcançar; e das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas face às respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, identificadas na etapa de Diagnóstico de Enfermagem.


 

IV – Implementação – realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de Planejamento de Enfermagem.


 

V – Avaliação de Enfermagem – processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado; e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem.

 

Espero que tenha ajudado e segue abaixo, alguns links que você pode acessar também.



Forte abraço,

Rafaella Scarton



Leia também




78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page