top of page

Porque a Enfermagem Rafaella??

Atualizado: 4 de mai. de 2020


Muitos me perguntam o porquê escolhi essa profissão pra minha vida e hoje eu digo, não sei o que seria de mim sem a enfermagem, porque o contato com o paciente, o olho no olho, a possibilidade de ver a evolução do paciente/cliente só nós conseguimos ter. A arte do cuidar é nossa, e por isso, a profissão é linda, cabe a nós, profissionais e futuros profissionais fazer valer realmente o que essa frase vem a nos dizer.


O MUITO OBRIGADA da família, o DEUS TE ABENÇOE MINHA FILHA, são falas lindas e que nos fazem querer ser profissionais melhores a cada dia.

Sempre quis algo da área da saúde, sempre gostei de hospital, é até estranho né kkkk, mas só também quem gosta vai me entender, então pensei em Medicina ou Enfermagem.


Então, fui morar fora por um tempo, fiz cursinho para tentar Medicina mas por muitos fatores, inclusive a pressão extrema que eu tinha comigo mesma, a minha cobrança intensa, noites sem dormir pensando que eu precisava estudar. Que minha mãe pagava pra me manter fora e que eu tinha que dar resultados pra ela, não consegui permanecer fora de casa e nesse meio tempo, minha mãe também ficou mal, então tive que tomar uma decisão, muito difícil mas tive, foi então que decidi voltar pra casa, cuidar de mim, da minha saúde e da minha mãe.


Muitos me questionaram, falaram que era burrice o que eu estava fazendo e que pra quem já tinha permanecido tanto tempo longe, poderia ficar mais um pouquinho. Triste de mais isso, porque muitas dessas falas eram de pessoas da família mas tenho uma coisa a dizer,

SOU EXTREMAMENTE FELIZ COM A PROFISSÃO QUE ME FAZ TODOS OS DIAS SER MELHOR,

enquanto pessoa, enquanto família, enquanto filha, enquanto estudante. A empatia, praticada e exercida todos os dias, nos faz pensar no quão frágeis somos e que a dor do outro importa sim e que a linha de frente para essas pessoas somo NÓS, Enfermagem, cuja profissão nos permite acalentar os desolados, dar apoio aos que necessitam e promover a escuta ativa. Me formo em 2020/2 se o Covid-19 deixar é claro, e serei a melhor Enfermeira que posso ser. Isso eu garanto.


Tem uma frase que me marcou muito enquanto ouvia uma palestra que dizia mais ou menos assim:

Cuide do paciente como se fosse alguém de sua família, pois ainda que não seja, ele é o pai de alguém, o esposo de alguém, o filho de alguém, o avô de alguém, portanto, acima de tudo, ele é O AMOR DA VIDA DE ALGUÉM.

Fiz dessa frase uma lição pra minha vida, e nunca consegui esquecê-la, pois resume o significado do ser ENFERMAGEM. Digo enfermagem pois, independentemente se é enfermeiro, técnico, que por sinal, são vitais e de suma importância pra MIM e dentro de um setor. Sabe, sou suspeita a falar dos técnicos, porque tenho grandes pessoas como inspirações lá no Hospital que trabalho, pois alguns são profissionais que já tem mais de 20 anos nessa estrada e me ensinam TODOS os dias como aperfeiçoar, ou me ensinam como fazer também alguma coisa que ainda não sei e nem cheguei a ver na faculdade, e não fique iludido achando que você sai da faculdade sabendo tudo, porque não sabe não. Meu suporte tem sido eles pra muita coisa haha', e vou falar o nome dessas pessoas que me impulsionam porque já pedi permissão e eles deixaram,

Ângela Maria Xavier (pensa na pessoa brava kkk) Fatinhaa sua linda, Patricia (adora um tupperware), Marina (a calmaria em pessoa), Lisle (a que vive falando assim Pai queriiiido, Pai amaaado kkk) e o bendito ao fruto entre as mulheres, o Hantequestt,

tadinho, no meio desse bando de mulher ele deve pirar vez ou outra kkkk. Nossa, que equipe cara, e o aprendizado é diário e constante, saibam que sou extremamente grata por vocês fazerem parte desse meu início de carreira. Vocês são tops equipe! E a todos os enfermeiros que me ajudam muito também no setor, meu Muito obrigada. São muitos, mas vocês sabem quem são. As fisio gatas Fernanda, Cintia e Bia. Muito obrigada por todas as aulas de VM.


Não posso deixar de mencionar aqui a importância que meu professores tem nessa caminhada, Soraya Rangel (a Professora que conhecia antes mesmo da faculdade), Jacqueline Damasceno (a Coordenadora do Curso, meio brava mas top e se tratando de saúde do Idoso é com ela mesma que o papo flui, tanto que meu TCC é sobre essa temática e tenho ela como orientadora), Renan Baptistini (o professor que chama atenção com classe e com seu bordão "ÔÔÔ pessoaaaal", pra sempre lembrarei disso Profº), Carla Mozer (pensa numa Professora pica das galáxias e que me espelho muito, ela é fera de mais. Gente, vocês não tem noção de como é um slide dela, totalmente animado e que eu pego muitas coisas kkkk, só pra esclarecer, ela sabe ok?!. Aprendi a animar slides com ela.


Tem ainda Mirela Gonçalves (a Professora que entende tudooooo de Saúde Pública), Cristiane Bittencourt (pensou em UTI, falou dela mesma, ela manja muito), Karine Ribeiro (ai Jesuuus, o que seria da Saúde da Mulher sem essa Professora? Ainda que não esteja como nossa profª mais, uma vez Professora, pra sempre Professora), Gilbânia Landi, a Giiiiiil, a delicadeza em pessoa e uma professora ímpar. Saúde da criança sem a Gil não é saúde da criança, e passar PICC num RN com ela, pensa na calma.. Meu Deus, que eu tenha a metade da calma que ela tem enquanto profissional na hora de realizar um procedimento. E gostaria de mencionar ainda um grande Professor que tive a honra de ter aula com ele e que sou sua fã desde sempre, Professor, Mestre, Luciano Duarte. O cara me fez apaixonar pela Anato, muito obrigada Professor.


Sabe, meu início na enfermagem não foi rápido como pra muitos é, mas aqui estou, cursando o 9º período, formando agora em 2020 com a Graça de Deus e serei a melhor Enfermeira que posso ser.


Acho que deu pra esclarecer um pouquinho pra vocês do motivo que me trouxe até aqui, mas caso ainda tenham dúvidas e queiram perguntar, fiquem à vontade, estarei por aqui. Deixa sua pergunta aqui nos comentários ou me manda um e-mail também que ficarei honrada de respondê-los.



Forte abraço,

Rafaella Scarton




82 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Rafaela. Que TOP. Belo trabalho. Fico muito feliz com sua conquista. Obrigada por me citar, rsrs . Quero dizer que vc é uma jovem exemplar, muito esforçada e dedicada. Tem um futuro brilhante pela frente. Te desejo muito sucesso . Que Deus ilumine seu caminho. E tenho certeza de que realmente vc nasceu para a enfermagem. Parabéns. Lisle ❤️ Ah e quero que saiba que vc faz muita falta, volta logo. Só vc mesmo pra nós aguentar kkk.

Like
bottom of page