Assim como para qualquer área sempre tem um nome destaque, para nós da Enfermagem, não seria diferente. Se você é da área da saúde, com toda certeza já deve ter ouvido falar deste nome, Florence Nightingale, se não ouviu ainda, desconfie.
Florence é o NOME da ENFERMAGEM, a fundadora da nossa Profissão.
A Mulher, que para seu tempo, foi visionária, determinada, uma líder nata, formada em matemática. Participou como voluntária da Guerra da Criméia, onde querendo ou não, obteve um reconhecimento imenso. Você já parou para pensar que Florence, Mulher, de família rica, foi para a Guerra?? E a sociedade?? Vocês acham que em sua maioria foi a favor? Era séc. XIX. Só pra vocês entenderem o contexto histórico que a mulher estava inserida, vivíamos uma época onde a mulher ideal era àquela, dona de casa. Mas graças a ela, a Primeira Escola de Enfermagem no mundo foi criada, e hoje temos a Enfermagem enquanto profissão. Ela deu o pontapé inicial e foi onde tudo começou. Por conta disso, essa notoriedade e importância que ela tem até hoje.
Florence segundo estudos, sentiu um chamado de Deus onde ela deveria cuidar dos doentes. Por conta disso ela deveria cumprir sua promessa à Deus e ir ajudar como voluntária na Guerra da Criméia, onde além de ajudar salvar a vida de milhares de soldados da guerra, conseguiu ganhar prestígio. Isso tudo, contrariando até mesmo sua família que não queria vê-la indo à guerra.
Segundo Florence, um item que faria o diferencial na recuperação dos enfermos, era o ambiente. Para ela, este ambiente deveria ser adequado, a fim de estimular e propiciar uma reabilitação mais rápida ao paciente, ou seja, Florence evidenciou que os fatores ambientais são cruciais para a recuperação do doente. Esses fatores são:
a iluminação, a limpeza, o sanitarismo, a ventilação, a temperatura, a atenção, o cuidado, os odores e os ruídos.
A ida de Florence à Guerra, foi de suma importância para sua carreira, pois como sempre foi uma ótima observadora, pôde analisar o ambiente que estava com mais critério e perceber fatores que eram determinantes no cuidado como:
Priorizar o isolamento, dieta adequada, cuidado individualizado, nº de leitos reduzidos na enfermaria e diminuição da circulação de pessoas fora do serviço em ambiente hospitalar.
Um grande diferencial de Florence desde aquela época, era o OLHAR HOLÍSTICO. Como uma excelente observadora, ela entendia o paciente num todo. Entendia que o paciente precisava de cuidado, entendia sua dor e entendia que diante daquele quadro vivido por ele, os fatores externos, digo, os ambientais, seria fatores que impactariam para uma melhora mais rápida daquele soldado.
Ressalto ainda, que Florence ficou conhecida como a DAMA DA LÂMPADA, isso por que, para prestar cuidados aos soldados feridos da guerra, ela passava "beira leito" durante as noites, com uma lamparina e assim, verificar se algum daqueles soldados estavam precisando de cuidados.
A título de curiosidade, tem um Museu em Londres, na Inglaterra em homenagem à Florence,
O Museu de Florence Nightingale
Você pode acessar o site pelo link:
E o instagram:
@florencemuseum
Acessem lá e conheçam ais ainda da história dessa Mulher que se propôs a mudar a história em sua época. O nome dela é FLORENCE NIGHTINGALE.
Espero que tenham gostado e possa ter ajudado a entenderem um pouquinho de quem foi Florence Nightingale.
Link para outras referências:
Forte Abraço,
Rafaella Scarton
Comments